Realizar o login no sistema OperaSS.
A tela padrão do sistema OperaSS vai abrir.
Vá para o Menu Home -> Principal -> TISS -> Digitar Faturas.
O sistema Operass permite localizar uma autorização por meio de um único campo. Preencha um dos campos ao lado direito da tela (Guia ou Senha ou Data de início e término da autorização. Selecione o filtro desejado e clique em busca.
Na parte central da tela será exibida toda a guia autorizada.
Para melhor visualização desative o filtro de pesquisa clicando no "X".
Veja próxima tela:
Para processar a autorização desejada, basta conferir os dados da mesma e clicar no botão “Atender”, localizado na coluna ação.
O sistema OperaSS permite ao prestador de serviço, processar somente contas de uma autorização que não tenha sido processada anteriormente e que a mesma esteja liberada com número de senha.
O campo com ( * ), significa que é de preenchimento obrigatório do padrão TISS da ANS. O usuário deve atribuir a data de inicio do atendimento e atribuir o CBOS. Clique no botão “Processar”.
Abrirá uma tela padrão de acordo com tipo de guia do padrão TISS, com os campos previamente preenchidos e o usuário deve completar os campos obrigatórios (campos sinalizados com (*)). Cada tipo de guia possui os campos específicos do padrão TISS.
Tela complemento
Na aba “Atendimento”, o sistema OperaSS permite ao prestador modificar:
Após conferir todos os campos, clique no botão “Salvar Atendimento”.
Aparecerá uma mensagem: Atendimento atualizado com sucesso.
Procedimento
Em todas as guias do padrão TISS, que o usuário pode processar a conta, existe uma aba “Procedimento”. A aba Procedimento é responsável por todas as informações relativas aos procedimentos que serão processados.
Ao clicar na aba “Procedimento”, o sistema OperaSS abrirá uma tela com uma janela de informação:
Após conferir os dados carregados o usuário tem as seguintes funcionalidades:
Para Incluir novo procedimento
Clique no botão "incluir" e preencha os campos seguindo as instruções abaixo:
Ao incluir o procedimento e/ou exame o sistema irá carregar o valor de acordo com a tabela acordada.
Após as inclusões desejadas clique em confirmar para concluir o processo.
O sistema irá exibir um aviso "Atualize o atendimento para obter novos valores totais". Clique em "Incluir".
O sistema retornará para a tela "Procedimento". Em seguida clique em "Salvar atendimento"
O sistema exibirá a mensagem "Atendimento realizado com sucesso" Guia: XXXXXX
Para Alterar procedimento
O sistema irá exibir uma nova tela que irá permitir alterar a quantidade e valores cobrados.
Para valor, utilize sempre o ponto (.) separando as casas decimais. Não é permitido o uso de (,) vírgula.
Após as alterações desejadas clique em confirmar para concluir o processo.
O sistema irá exibir um aviso "Atualize o atendimento para obter novos valores totais". Clique em "Incluir".
Para qualquer outra alteração será necessário excluir o procedimento e/ou exame e incluir novamente.
Para Remover um procedimento
Na tela que exibe o procedimento e/ou exame já adicionado, clique ao lado direito da tela em "Opções" excluir.
Ao clicar em "Excluir", o sistema irá exibir um aviso "Tem certeza que deseja excluir o item selecionado"? Clique em confirmar se realmente deseja excluir o item e clique em "Salvar Atendimento"
O sistema exibirá a mensagem "Atendimento realizado com sucesso" Guia: XXXXX.
Operações com Materiais de um atendimento.
Operações com Medicamentos de um atendimento.
Operações com Diárias e Taxas de um atendimento.
Para realizar busca de atendimentos salvos.
Para realizar o fechamento de fatura e abertura de protocolo.